Uso de armas ocidentais contra a Rússia? Kremlin responde a Stoltenberg

Publicado: 28/05/2024, 7:25
Categoria:

O porta-voz do Kremlin acusou a aliança transatlântica de "aumentar o grau de escalada" do conflito.
O Kremlin acusou, esta segunda-feira, o secretário-geral da NATO de "aumentar o grau de escalada" do conflito na Ucrânia, após o responsável ter afirmado que os membros da aliança transatlântica deveriam permitir o uso de armas ocidentais para atacar alvos russos.
"A NATO está a aumentar o grau de escalada", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, ao diário russo Izvestia, citado pela Reuters, quando questionado sobre a declaração de Stoltenberg: "A NATO está a namoriscar com a retórica militar".
Quando questionado se a NATO estava a aproximar-se de um confronto directo com a Rússia, Peskov foi taxativo: "Não estão a aproximar-se. Estão a fazê-lo".
Em causa estão declarações do líder da NATO, que propôs, no âmbito do direito à autodefesa "consagrado na Carta das Nações Unidas", a possibilidade de a Ucrânia atacar dentro do território da Rússia e garantiu que isso é "legal", desde que sejam "objectivos militares e legítimos", segundo a EFE.
"Chegou a hora de os aliados considerarem se deveriam levantar algumas destas restrições impostas às armas que doaram à Ucrânia, porque temos de lembrar que esta é uma guerra de agressão por parte da Rússia, que a Ucrânia tem o direito de se defender e que isso inclui atacar alvos em território russo", disse Stoltenberg, durante o fim-de-semana.
Kharkiv? "Altura de levantar restrições de armas que enviam para Ucrânia"

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, defendeu, esta segunda-feira, ataques ucranianos a alvos em território russo desde que sejam de natureza militar, no âmbito das operações de defesa contra a Rússia na linha da frente na região de Kharkiv (norte).
Já esta segunda-feira a, Assembleia Parlamentar da NATO, uma instituição independente da aliança atlântica, aprovou uma declaração de apoio à capacidade da Ucrânia de atacar alvos militares na Rússia também com armas fornecidas por países aliados. (RM /NMInuto)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram