Vacina contra a malária lançada no Malawi, Gana e Quénia

Publicado: 28/07/2022, 10:40

Vacina contra a malária é lançada no Malawi, Gana e Quénia.

Para o efeito, a GAVI, uma organização internacional para o melhoramento do acesso à vacinas para crianças em países pobres, disponibilizou 155,7 milhões de meticais, valor que vai cobrir um período compreendido entre 2022 e 2025.

Os três países abrangidos deverão solicitar o apoio financeiro até 13 de Setembro do presente ano.

A abertura desta janela de inscrição segue-se a uma recomendação da Organização Mundial da Saúde, para o uso rotineiro da vacina contra a malária, em Outubro de 2021 e uma decisão posterior do Conselho da GAVI, em Dezembro do mesmo ano.

A limitação de países é justificada pelo facto de terem sido o Malawi, Gana e Quenia que participaram do programa piloto pluri-anual da vacina, em consonância com os requisitos técnicos de implantação e à necessidade de fornecer suporte personalizado.

A GAVI acredita que esta nova ferramenta, permitirá salvar mais vidas nos países mais atingidos pela malária.

Uma segunda janela abre no final do ano e fecha em Janeiro, e estará aberta para outros países com alta transmissão da malária. 

A manifestação de interesse, poderá ser feita durante a primeira janela de financiamento.

A Aliança e outros parceiros irão trabalhar com os países interessados para fornecer orientação e assistência técnica para garantir o planeamento de qualidade e prontidão para futuras janelas de aplicação. 

A introdução da vacina contra a malária, baseia-se em fases piloto bem-sucedidas e será o primeiro programa de vacinação generalizado. 

Mais de 260.000 crianças africanas com menos de cinco anos de idade morrem vítimas de malária anualmente, e seis países eleitos para Gavi são responsáveis ​​por 50% da mortalidade global. ( RM Blantyre)

Tags: ,,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram