Vice-presidente do Malawi detido por suspeita de corrupção

Publicado: 26/11/2022, 8:19
Categoria:

No Malawi, o Departamento central de combate à corrupção, deteve na tarde desta sexta-feira o vice-presidente do país, Saulos Chilima, por ter se beneficiado de forma corrupta, 280.000 mil dólares do empresário do Reino Unido Zuneth Sattar.

O departamento central de combate à corrupção, acusa Chilima de se ter beneficiado do valor entre Março e Outubro de 2021, para facilitar a adjudicação de contratos de prestração de serviços das empresas de Zuneth Sattar ao governo malawiano.

O vice-presidente do Malawi é acusado de recebimento de vantagem por uso de influência em relação a contratos, igualmente responderá por uma acusação de não ter feito uma denúncia completa ao gabinete central de combate à corrupção sobre o assédio que teve por parte do empresário Zuneth Sattar.

Depois de algumas horas de interrogatório no departamento central de combate à corrupção em Lilongwe, Saulos Chilima foi levado ao tribunal na manhã desta sexta-feira para ser acusado formalmente.

Consumada a acusação e a pedido da defesa do vice-presidente do Malawi, o juiz do caso concedeu liberdade condicional à Saulos Chilima consoante o pagamento de caução de um milhão de kwachas cerca de cinquenta mil meticais.

Chilima, está a incorrer uma pena de 12 anos de prisão, caso se confirme o seu envolvimento neste prática ilícita.

Em Junho deste ano, o presidente Lazarus Chakwera parou de delegar funções ao seu vice-presidente Saulos Chilima devido a este caso. ( RM Blantyre)

Tags: ,

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram