Zambézia delineia estratégias para mitigar amarelecimento letal do coqueiro

Publicado: 19/05/2021, 17:29
Categoria:

O Conselho dos Serviços Provinciais de Representação do Estado na Zambézia promove, em Julho, um Fórum para delinear estratégias de mitigação da doença do amarelecimento letal do coqueiro.

 

A decisão foi tomada esta Terça – feira, na nona Sessão do Conselho dos Serviços Provinciais de Representação do Estado na Zambézia, realizada em Quelimane.

O Porta–voz do encontro, Tito Celestino, explicou que pretende-se com o evento encontrar soluções viáveis para corrigir o problema do amarelecimento letal, que está a dilacerar o palmar da Zambézia.

Estima-se que a Província tenha perdido nos últimos vinte anos, perto de quinze milhões de coqueiros devido à doença, arrastando milhares de famílias da costa da Zambézia, para a pobreza absoluta.

A projecção do Fórum sobre a doença do amarelecimento letal, acontece numa altura em o Engenheiro agrónomo, Paulo Dias diz ter identificado no Distrito de Pebane na Zambézia, duas variedades de coqueiro gigante de Moçambique, resistente a doença.

A conclusão resulta de anos de investigação, mas ainda não tem a validação das autoridades governamentais ou científicas.

O Engenheiro Paulo Dias afirma tratar-se das variedades, verde e bronze gigantes de Moçambique, localizadas, no antigo bloco de produção de HODE TELE, em Pebane, da extinta Companhia do Boror. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram