Rádio Moçambique

Switch to desktop

Artigos

Minas de Moatize com potencial para produzir 2,2 milhões de toneladas de carvão/ano

 

O estudo de viabilidade económica definitivo do projecto Minas de Moatize, em Moçambique, conclui estar-se na presença de uma mina de carvão “técnica e economicamente robusta”, informou quarta-feira a empresa Beacon Hill Resources.

A mina, na província de Tete, dispõe de 42,65 milhões de toneladas de reservas com uma quantidade comercializável de 23,46 milhões de toneladas, de que pelos menos 8,72 milhões de toneladas são de carvão de coque.

Tal quantidade de reservas, adianta o estudo, permite uma produção anual de 2,2 milhões de toneladas de carvão de coque e carvão térmico durante um período de 11,5 anos.

De acordo com um comunicado publicado na página electrónica da empresa, o estudo de viabilidade concluiu que a comercialização do carvão existente permite obter um rendimento antes de impostos de 662 milhões de dólares, estando o custo associado à exploração da mina em 166 milhões de dólares.

A Beacon Hill Resources assinou um memorando de entendimento com a Basil Read Mining que levará à assinatura de um contrato para a exploração da mina pela empresa sul-africana.

O estudo de viabilidade económica parte do princípio que o carvão extraído será numa fase inicial transportado por estrada para o porto da Beira até poder começar a utilizar a linha de caminho-de-ferro do Sena.

(rm/macauhub)

Direcção Comercial:  email: dcomercial@rm.co.mz; Fixo 21 300421, Fax 21 30 61 40 | Direcção de Marketing e Relações Publicas,  email: dmarketing@rm.co.mz; Fixo 21 300421, Fax 21 30 61 40; | Rua da Radio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique - 2014. Implementado por mozclique.com

Top Desktop version