“Condecorações e desfile dos combatentes são gestos de reconhecimento pela entrega em prol da pátria e soberania” -PR

Publicado: 07/09/2022, 20:34
Categoria:

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse esta quarta-feira, em Xai-Xai, província de Gaza, que as condecorações e o desfile dos combatentes, são gestos de respeito, reconhecimento e admiração, pela sua entrega em prol da Pátria e soberania nacional.

Filipe Nyusi, fez estas considerações do campo do Ferroviário de Gaza, local que acolheu a nona edição do Festival dos Combatentes, acto que coincide com as celebrações do quadragésimo oitavo aniversário da assinatura dos acordos de Lusaka.

“Desfilaram aqui centenas de combatentes, entre veteranos da luta de libertação nacional, combatentes da defesa da soberania e democracia; o Festival Nacional do Combatentes, evento no qual os protagonistas da nossa independência nacional, oriundos de todas as províncias, se reúnem no mesmo local para comemorar o Dia da Vitória do povo moçambicano. É um momento de reencontro de guerrilheiros de ontem, de compatriotas que partilharam as mesmas trincheiras e dos que operaram na clandestinidade. É a plataforma dos que se identificam com o dia e usam  este pretexto para recordar e reviver as histórias épicas em que eles foram os principais actores no tempo da sua mocidade. Isso significa que o festival tem um simbolismo que transcende a simples marcha, exposição ou outra demonstração dos combatentes. Para o nosso governo, este evento é uma das formas de manifestação do respeito e carinho pelos obreiros da nossa independência nacional”, disse “

Na ocasião, o Chefe do Estado enalteceu a contribuição dos veteranos da Luta de Libertacao Nacional, no combate ao terrorismo, no teatro operacional norte. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram