FMI considera que economia moçambicana está a recuperar

Publicado: 22/12/2021, 18:28
Categoria:

O Fundo Monetário Internacional (FMI) considera que a economia moçambicana está a recuperar de uma forte contracção, após vários anos de choques económicos.

 

Uma equipa do FMI, que trabalhou no país, liderada por Álvaro Piris, concluiu que a postura monetária restritiva tem contribuído para manter a infracção sob controlo e preservar a estabilidade macroeconómica, mas limita o crescimento do crédito e o âmbito da facilitação do ajustamento económico por via da taxa de câmbio.

Em comunicado, a equipa referiu que após a contracção do PIB real em 2020, a primeira em 30 anos, o crescimento foi retomado no início de 2021, esperando-se que, no final do ano, atinja 2.2 por cento.

De acordo com o documento, o crescimento robusto na agricultura e mineração foi complementado por uma recuperação modesta no sector dos serviços, com o aligeiramento das restrições relacionadas com a covid-19.

Entretanto, o FMI prevê que o crescimento continue a aumentar em 2022, em reflexo de uma recuperação mais ampla da economia não associada ao gás natural liquefeito. (RM)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram