Ghorwane e The Hood Brodz fazem história no Bushfire

Publicado: 02/06/2023, 15:44
Categoria:

Moçambique esteve presente na 16ª Edição do no Festival Bushfire com o melhor da arte e da sua energia contagiante, num dos mais emblemáticos eventos de cultura do continente africano. Os Ghorwane e os The Hood Brodz integraram duas importantes iniciativas que conectam Moçambique e Eswatini por intermédio dos Festivais AZGO e Bushfire. 

Os Ghorwane lançaram a digressão internacional de celebração dos seus 40 anos de carreira no Bushfire, como resultado do roteiro Igoda. O programa Igoda é um circuito que oferece oportunidades de participação de artistas e outros profissionais da arte nos maiores festivais da região Austral de África e não só, nomeadamente: Festival AZGO(Moçambique), Bushfire (Eswatini), Bassline Africa Day Concert (África do Sul), Sakifo Musik Festival (Ilhas Reunião), Zakifo Music Festival (África do Sul) e Doadoa East African Performing Arts Market (Uganda).

Os bons rapazes cantaram os maiores sucessos de sempre, “agitando” toda a audiência que afluiu em massa à edição deste ano do Bushfire. A maior particularidade do show dos Ghorwane é sem dúvidas a presença do público moçambicano, que mais uma vez voltou a estar em cheio no Bushfire. Os compatriotas cantaram todas as canções da banda, o que levou os espectadores oriundos dos outros países a elevarem o nível da “farra” à moda moçambicana. 

Outro dado particular dos Ghorwane no majestoso palco da 16ª Edição do Festival Bushfire, foi a presença do pianista Joni Schwalbach, que esteve ausente do grupo nos últimos anos. 

“Estou de volta. Aliás, nunca me senti fora da banda. Precisei de um tempo para acertar e fazer outros projectos, mas sempre estive aqui”, disse Joni Schwalbach. 

“Foi uma noite de magia e muita emoção. Os Ghorwane representam um dos momentos mais altos da moçambicanidade”, diz Lourenço Bila, moçambicano que criou uma caravana de amigos para a 16ª Edição do Bushfire.

The Hood Brodz, a esperança e certeza

A dupla de irmãos do bairro Trevo, no Município da Matola, Helio Beatz e Grand Beatz, iniciaram em grande a projeção internacional. Juntaram-se a Dona Saquia do grupo   do Tufo da Mafalala e Thobile Makhoyane de Eswatini, para uma fusão de ritmos tradicionalmente africanos, eletrónica, pandza e Techno.  

Esta experiência está enquadrada na iniciativa CollaboNation, que conecta e une a região por meio de uma série de colaborações musicais. 

Os The Hood Brodz apresentaram-se em dois palcos do Bushfire, e carregaram toda energia e calor de Moçambique num diálogo bem conseguido com Dona Saquia, que despertou curiosidade e admiração da plateia. A fundadora do grupo Tufo da Mafalala conseguiu emergir na eletrónica dos The Hood Brodz, oferecendo o sabor característico da música do norte de Moçambique.

"A presente colaboração eleva a moderna música dos The Hood Brodz e valoriza dimensão do tufo ou influência árabe de Dona Saquia", diz Júlia Novela, Directora do Festival AZGO. A contemporaneidade da colaboração ganha outros contornos com a prestação de    Thobile Makhoyane, que leva ao projecto a tradição e identidade de Eswatini.

Tags: ,,,

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram