Governo e parceiros querem melhorar exploração do Corredor de Desenvolvimento de Maputo

Publicado: 02/10/2022, 8:52
Categoria: ,

O Governo defende a necessidade de criação de uma entidade de gestão do Corredor de Maputo com poderes necessários para coordenar as diversas iniciativas de investimento e desenvolvimento desta zona económica.

O Ministro dos Transportes e Comunicações considera que a colaboração intersectorial, entre os sectores das Alfândegas, Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique e Obras Públicas, poderá maximizar os ganhos do Corredor de Desenvolvimento de Maputo.

Mateus Magala que falava, na capital do país, no encerramento do Workshop sobre o Corredor de Maputo, mencionou algumas das recomendações saídas do encontro.

“ Capitalização dos transportes ferroviários de minerais para evitar que o crescimento deste tipo de carga crie constrangimentos aos demais utilizadores nas rodovias para o Porto de Maputo. Com o objectivo de melhorar os níveis de eficiência e competitividade, precisamos de estabelecer indicadores de desempenho e níveis de serviços para cada um dos intervenientes da cadeia logística, nomeadamente a selagem electrónica de contentores e o interface, entre o Porto e a ferrovia” disse  

já o Director-executivo da Empresa de Desenvolvimento do Porto de Maputo, Osório Lucas, apontou a redução da burocracia como factor-chave para a melhoria da competitividade do Corredor de Maputo.

O Workshop sobre o Corredor de Maputo, que juntou o governo, operadores de infra-estruturas e parceiros, realizou-se sob o lema: “Corredor de Maputo: Um espaço de oportunidades económicas regionais”. ( RM)(RM)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram