Malawi: FMI alerta sobre eventual desvalorização do Kwacha face as principais moedas comerciais

Publicado: 24/11/2022, 9:13
Categoria:

O Fundo Monetário Internacional alerta sobre uma eventual desvalorização do kwacha, face as principais moedas comerciais, nomeadamente o dólar dos Estados Unidos, a libra esterlina, o euro e o rand sul-africano.

Apesar de, o governo de Lilongwe ter desvalorizado em 25% a moeda local em Maio deste ano, um exercício que viu o kwacha a cair de cerca de 840 para 1.031 por dólar, o FMI reitera que ainda persiste um desalinhamento no câmbio.

Até esta quarta-feira, o Kwacha estava sendo negociado a 1.450 em relação ao dólar americano.

Este desalinhamento da taxa de câmbio, levou a um declínio acentuado nas importações, com maior enfoque para combustível, fertilizantes, medicamentos e alimentos.

O vice-director-gerente do FMI, Bo Li, explicou que esta realidade, coloca o Malawi a enfrentar uma situação económica e humanitária desafiadora.

Face a situação, o Country Manager do FMI para Malawi, Farai Gwenhamo deu a conhecer que há um comprometimento do governo em garantir que haja alinhamento no sector externo, que possa abranger o mercado de câmbio.

De acordo com o Conselho do FMI, é importante que o governo de Lilongwe, continue com a disciplina fiscal, apoiada por um orçamento realista, um sistema aprimorado de gestão das finanças públicas e produção de relatórios fiscais abrangentes.

O conselho acrescentou que a estabilidade de preços e do sector financeiro, poderá ajudar a construir uma base para o crescimento, liderado pelo sector privado.

A reconstrução de amortecedores externos será extremamente importante para reduzir as vulnerabilidades do Malawi a choques externos.

Para o FMI, o compromisso do Banco Central do Malawi de reconstruir suas reservas cambiais, exige a implementação de uma estratégia para acabar com políticas insustentáveis, incluindo o uso excessivo de swaps e crédito comercial para manter importações estratégicas e outras operações parafiscais. (RM)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram