MIREME Testemunha Avanço das Obras de Construção da Fábrica de Gás de Cozinha

Publicado: 07/11/2023, 11:24
Categoria:

Uma delegação do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, MIREME, liderada pelo respectivo titular da pasta, Carlos Zacarias, que incluía os principais actores dos chamados Projectos de Gás e Energia de Temane (Sasol – PSA, Globeleq – CTT e Electricidade de Moçambique – TTP), visitou as obras de construção do Projecto PSA.

Na ocasião, o Ministro assinalou que “é com imensa satisfação que testemunhamos o avanço das obras de construção da fábrica de GPL (Gás de Cozinha) e dos outros projectos ligados ao Acordo de Partilha de Produção (PSA), que são cruciais para a matriz energética do nosso país”.

Depois do lançamento da primeira-pedra, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, há cerca 18 meses, a visita do MIREME serviu, entre outros, para o titular da pasta dos Recursos Minerais e Energia testemunhar, in loco, que o Projecto PSA está pronto para fornecer gás à Central Térmica de Temane (CTT), através da Infra-estrutura de Gás Inicial (IGF).

Recentemente, o Projecto PSA recebeu, do Instituto Nacional do Petróleo (INP), a respectiva licença operacional.

Este desenvolvimento realça o empenho e a eficiência das equipas envolvidas, vislumbrando-se um futuro energético ainda mais robusto e sustentável para Moçambique.

As obras de construção da Fábrica de GPL estão a avançar a um ritmo satisfatório, com 62% do projecto já concluído. Esta infra-estrutura, quando operacional, permitirá ao país reduzir significativamente a dependência de importações de gás de cozinha, estimando-se uma diminuição na ordem dos 70%, reforçando assim a soberania energética nacional.

Durante a sua visita, o Ministro teve, igualmente, a oportunidade de verificar os trabalhos na Central Térmica de Temane (CTT), onde foi informado que o progresso de construção se encontra em 21.3%.

Este projecto irá gerar 450MW de electricidade, através do gás de Pande e Temane, e é considerada a maior central eléctrica construída após a independência. Portanto, através deste projecto fica ainda mais fortalecida a rede nacional, contribuindo para o desenvolvimento económico e social de Mocambique.

A Vice-Presidente Executiva para o Negócio de Energia da Sasol, Priscillah Mabelane, destacou a contribuição da multinacional, para a agenda de transição energética e para a monetização do gás no país.

“A nossa parceria na implementação destes projectos é uma prova do nosso compromisso com o crescimento sustentável de Moçambique. Estamos a caminhar a passos largos para concretizar a visão de um Moçambique mais auto-suficiente e energicamente seguro, através do gás de Temane, o que também representa uma importante contribuição para a pauta transição energética.” – disse Mabelane

O projecto PSA também tem sido um catalisador para o emprego, dinamizando o mercado de trabalho em Inhambane e em Moçambique como um todo. Até à data, o projecto conta aproximadamente 2 600 trabalhadores moçambicanos e 537 estrangeiros, números que ressaltam o impacto positivo do projecto na economia local. 

A expectativa é que, à medida que as obras de construção de grande intensidade laboral se aproximem do fim, o número de trabalhadores comece a diminuir a partir de Maio de 2024.

A Sasol continua empenhada em trabalhar com o Governo de Moçambique, a ENH, a EDM, a Globeleq e outros parceiros para concluir com êxito estes projectos, que prometem impulsionar o crescimento económico em Moçambique. (RM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram