Moçambique adere ao Fórum dos Países Exportadores de Gás

Publicado: 22/02/2022, 17:45
Categoria:

Moçambique e membro, desde esta sexta-feira do Fórum dos Países exportadores de Gás.

 

A decisão foi tomada em Doha, no Qatar, pelos membros daquele conjunto de países, no decurso da sua sexta Cimeira, com contou com a participação do Presidente da República, Filipe Nyusi.

Filipe Nyusi disse, na ocasião, que com a adesão de Moçambique aquela agremiação, estão criadas as condições para que o nosso pais tenha mais visibilidade e expor o potencial de negócios no sector.

O Chefe do Estado assegurou, aos membros do Fórum, que Moçambique rudo fará para honrar a confiança depositada pelos seus pares e assumirá os compromissos da organização.

O Presidente da República agradeceu o apoio e carinho prestados pelos países membros do Fórum, durante o processo de adesão de Moçambique a organização.

Os países membros daquela organização respondem por quarenta e quatro por cento da produção mundial de gás e possuem sessenta e sete por cento das reservas mundiais deste combustível.

Ainda esta terça-feira, o Presidente da República disse que a exploração das reservas do gás na bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, marcara uma nova era na vida dos moçambicanos.

«de pequeno exportador, para a região austral de África, passaremos a fazer parte da família dos exportadores mundiais de gás natural, juntamente com as nações que fazem parte deste Fórum. A entrada em funcionamento da plataforma flutuante de produção do GNL, prevista para este ano, marcara uma nova era, por se tratar de um projecto estruturante, que pode gerar um grande impacto nas receitas do estado, no incremento das exportações» - disse Filipe Nyusi.

Na manha desta sexta-feira, o Presidente da República foi recebido em audiência pelo Emir do Qatar, Tanir al-Tande, num encontro onde foram abordados assuntos ligados ao aprofundamento das relações entre os dois países. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram