OMS apela para que não se espere por vacina para controlar pandemia

Publicado: 14/09/2020, 18:09
Categoria:

A Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou, esta segunda-feira, para que não se espere pela vacina da covid-19 para controlar a pandemia, registando que na Europa há mais novos casos diários que em Março, mas menos mortes

Intervindo numa sessão do comité para a Europa da OMS, o director-geral da agência das Nações Unidas, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que "se não se controlarem os contágios, mais pessoas morrerão" e mais aumentará "o risco real" de terem que voltar as medidas mais restritivas nas sociedades.
Até haver vacina para a doença, os países podem "usar as ferramentas existentes" para controlar os contactos, "prevenindo eventos amplificadores" de contágios, como os ajuntamentos de grandes dimensões, e salvaguardando "os mais vulneráveis".
Quando houver vacina, deve estar acessível a todos os países equitativamente, reiterou, afirmando que "num mundo interligado", se os cidadãos de países mais pobres forem excluídos da vacinação, "o vírus continuará a matar e a recuperação económica mundial demorará mais".
Ghebreyesus defendeu ainda que só com sistemas nacionais de saúde robustos se conseguem enfrentar pandemias, considerando que essa é "uma das lições mais dolorosas" da covid-19.
Considerou que o investimento na saúde pública se pode equiparar às despesas militares para garantir a segurança das nações.
A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 924.968 mortos e mais de 29 milhões de casos de infecção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em Fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes. (RM /NMinuto)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram