País lança Certificado de Origem para exportação de metais preciosos e gemas

Publicado: 19/08/2021, 17:57
Categoria:

No país, os exportadores de metais preciosos e gemas, passam a ser exigidos a partir desta quinta-feira, a posse do certificado de origem do produto.

 Trata-se de um instrumento que visa dar conformidade e assegurar a qualidade do produto exportado pelo país.

O Ministro dos recursos minerais e energia Max Tonela que procedeu ao lançamento do instrumento na cidade de Chimoio, disse que a implementação do certificado de Origem para exportação de Metais preciosos e gemas, faz parte de um conjunto de medidas que vem sendo implementadas pelo governo no âmbito do processo Kimbrley.

Max Tonela referiu que o lançamento do certificado marca uma nova etapa que vai contribuir significativamente para o desenvolvimento e estabelecimento da confiança nas gemas e metais preciosos produzidos e exportados por Moçambique.

Por seu turno o secretário-executivo da Unidade de Gestão do Processo Kimberley (UGPK), Castro Elias, disse que a certificação vai permitir igualmente uma melhor gestão, rastreio e da comercialização de metais preciosos e gemas.

O certificado de origem passa a ser um instrumento de uso obrigatório para todas exportações de metais preciosos e gemas que tem como origem Moçambique. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram