País: Produção de arroz vai ter incremento em 15%

Publicado: 21/05/2021, 6:18
Categoria:

A produção de arroz na presente campanha agrária, no país, vai ter um incremento em 15%, o que abre boas perspectivas de auto-suficiência, na produção e consumo do cereal nos próximos cinco anos.

 A informação foi avançada esta quinta-feira pelo ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, no bloco de rega de Magul, em Gaza, no lançamento da ceifa de arroz com o financiamento do projecto Sustenta.

“ Volvidos seis meses, é com satisfação que registar que nestes campos, novos campos do Sustenta, a produtividade média está em cerca de seis toneladas por hectare contra a média nacional de uma tonelada. A província de Gaza ainda houve um aumento da sua área de cultivo em cerca de cinco mil hectares, factores estes, que sustentaram o crescimento, quase que duplicado da produção. Esta base que foi construída nesta província de Gaza será naturalmente a força motriz para transformarmos a produção desta cultura a nível nacional, falamos da Zambézia, Sofala, província de Maputo, em Matutuíne e queremos já na próxima campanha, que já está em preparação, levar esta experiência para todo o país. Para termos a dimensão do desafio que temos pela frente, teremos que ser capazes de crescer em termos do arroz a cerca de 28 a 30%, para num prazo de cinco anos podermos afirmar que somos auto-suficientes, “ disse.

 Celso Correia garantiu a absorção de todo o arroz produzido nos campos do Sustenta. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram