Porto de Nacala aumenta capacidade de manuseamento de carga

Publicado: 13/12/2022, 9:55
Categoria:

O Porto de Nacala, em Nampula, poderá manusear, a partir de Março de 2023, duzentas e cinquenta e duas mil toneladas de carga por ano, contra as actuais 100 mil toneladas.

O volume representa um aumento na ordem de 152%.

O aumento de manuseamento do volume de carga deve-se a conclusão das obras de ampliação e modernização daquela infra-estrutura portuária.

Avaliadas em mais de 275 milhões de dólares, as obras de modernização e ampliação do Porto de Nacala são financiadas pela JICA, executor da Assistência Oficial de Desenvolvimento do Japão.

Para além do aumento do volume de carga, o porto de Nacala vai também aumentar a capacidade de armazenamento das actuais 5700 toneladas para mais de oito mil.

O Director da Unidade de Ampliação do Projecto de reabilitação do Porto de Nacala, Edgar Jorge, disse que a esta altura as obras foram executadas em 99 por cento.

De acordo com Edgar Jorge, a reabilitação do porto de Nacala vai criar condições para a redução do tempo de permanência de navios no cais, e consequente maior utilização da infra-estrutura, o que vai permitir o aumento do volume de receitas.

As obras de reabilitação do Porto de Nacala financiadas pelo governo Japones, através de JICA, contemplam a construção de estradas, montagem de novos equipamentos de manuseamento e armazenamento de carga e parques de contentores.

No âmbito deste projecto, a JICA vai ainda alocar 12 tractores industriais e os respectivos atrelados, cuja sua chegada ao porto de Nacala esta prevista para a próxima semana. (RM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram