Presidente da República está em Washington para Cimeira EUA-África

Publicado: 12/12/2022, 16:00
Categoria:

O Presidente da República, Filipe Nyusi, já se encontra em Washington onde vai participar de 13 a 15 deste mês na Cimeira Estados Unidos da América e Líderes Africano.

O Chefe do Estado moçambicano desembarcou cerca das 6 horas, hora local, na base aérea de Andrews, em Washington DC, acompanhado pela Primeira-dama da República, Isaura Nyusi, e comitiva.

O Presidente Nyusi chega a Washington um dia antes do início da Cimeira Estados Unidos – África, encontro em torno do qual reinam enormes expectativas por parte dos países africanos sobre os resultados concretos que advirão no futuro.

Durante os três dias da Cimeira em que se esperam discussões e parcerias que possam fortalecer as relações entre os Estados Unidos da América e vários países africanos, o foco estará na boa governação, democracia e segurança.

A nova política norte-americana em relação a África identifica quatro objectivos principais a seguir, nomeadamente o fomento da abertura dos governos africanos e de sociedades abertas, a promoção dos dividendos democráticos e de segurança, a promoção da recuperação robusta pós-pandemia, oportunidades económicas, apoio à conservação e adaptação ao clima, bem como uma transição energética justa.

Em relação ao fomento da abertura dos governos africanos e de sociedades abertas, o governo norte-americano pretende promover a transparência e a responsabilização dos governos, ajudando os países africanos a alavancar de forma mais transparente os seus recursos naturais para o desenvolvimento sustentável.

Para os dividendos da democracia e segurança, os Estados Unidos pretendem trabalhar com aliados e parceiros regionais para melhorar a capacidade dos africanos na promoção da estabilidade e a segurança regionais, reduzindo a ameaça de grupos terroristas.

Em relação a recuperação pós-pandemia e oportunidades económicas para a África, os Estados Unidos pretendem priorizar políticas e programas para encerrar a fase aguda da pandemia da COVID-19 e desenvolver capacidades para aumentar a preparação para a próxima ameaça à saúde, apoiando iniciativas de fabricação de vacinas entre outras medidas sanitárias.

Sobre a conservação e adaptação ao clima, bem como uma transição energética justa, o governo norte-americano pretende estabelecer parcerias com governos, sociedade civil e comunidades locais para conservação, gestão e restauro dos ricos ecossistemas naturais existentes no continente africano.

A nova estratégia norte-americana para com África reconhece que o continente desempenha um papel importante para o futuro da humanidade e dos próprios africanos.

Na sua estratégia os Estados Unidos referem ser impossível enfrentar os desafios de hoje no mundo sem a contribuição das lideranças africanas, sublinhando assim a sua prontidão no estabelecimento de parcerias de benefício mútuo.

Entretanto, esta segunda-feira, o Chefe do Estado moçambicano tem agendado encontros com o Presidente do Banco Mundial, David Malpass, e com o antigo Secretário de Estado para Assuntos Africanos, Chester Crocker. (RM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram