Projecto de interconexão de energia eléctrica Moçambique-Malawi pronto até 2023

Publicado: 02/08/2020, 20:29
Categoria:

O projecto de interconexão de energia eléctrica Moçambique-Malawi estará pronto até 2023-assegura o Ministro da energia do Malawi.

 

Newton Kambala disse que neste momento estão na fase avançada as obras de construção da subestação de Phombeya, o epicentro do projecto, avaliado em 357 milhões de dólares.

O empreendimento inclui a montagem de uma linha de transmissão de corrente de alta tensão de 218 quilómetros a partir da subestação de Matambo na província de Tete, em Moçambique, até a subestação de Phombeya, no distrito de Balaka, Malawi.

Espera-se que a ligação de energia entre Moçambique e Malawi venha a promover a cooperação e a integração regional do Malawi, um país cuja corrente eléctrica depende de geradores a gasóleo.

Além da interconexão de energia com Moçambique, o Malawi, também assinou um contrato de fornecimento de energia eléctrica com a Zâmbia, que prevê a importação de 200 megawatts através de Chipata.

Actualmente o Malawi gera cerca de 250 megawatts de energia eléctrica, contra 351 megawatts necessários.

De um universo de 18 milhões de malawianos, cerca de 88% não tem acesso a electricidade. ( RM Blantyre)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram