Província de Maputo. Inaugurada Central térmica à base de gás da empresa Limak Cimentos

Publicado: 12/10/2022, 23:59
Categoria:

O Ministro da Indústria e Comércio desafia o sector privado a transformar a matéria-prima existente na província de Maputo, para a diversificação da indústria e da economia moçambicana.

Silvino Moreno considera que a aposta do sector privado na matéria-prima local, vai permitir uma maior exploração do mercado regional e da zona de comércio livre do continente africano a que Moçambique aderiu.

Moreno considera que desta forma, Moçambique vai poupar divisas e reduzir o volume das importações, conferindo assim maior valor a matéria-prima local, um dos pressupostos do programa Nacional Industrializar Moçambique.

O Ministro da Indústria e Comércio falava, esta quarta-feira na cidade da Matola, província de Maputo, na inauguração da Central térmica à base de gás natural da empresa Limak Cimentos.

Trata-se de uma infra-estrutura com capacidade para gerar 10 MW de energia limpa para a produção de cimento, reforçando, ainda, os princípios de sustentabilidade e promoção de energias alternativas.

Na ocasião, o titular da pasta de Indústria e Comércio disse ser expectativa do governo, que a inauguração da central térmica à gás natural, reflicta-se na redução dos custos de produção com impacto no preço do cimento ao consumidor.

A inauguração da central térmica, num investimento privado, custou cerca de 3.5 milhões de dólares e numa primeira fase, vai produzir 4.8 MW.

A cerimónia de inauguração deste empreendimento, contou com a presença da Secretária de Estado na província de Maputo, Vitória Diogo e do embaixador da Turquia em Moçambique, Huseyin Aksoy.(RM) 

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram