Sociedade civil e jornalistas avaliam liberdade de imprensa e acesso à informação em Moçambique

Publicado: 24/11/2020, 15:34
Categoria:

Diversas organizações da sociedade civil, os órgãos de comunicação social, académicos e políticos juntam-se nesta quarta-feira, em Mesa Redonda, para avaliar a liberdade de imprensa, de expressão e o acesso à informação em Moçambique.

 

No encontro, os participantes vão reflectir conjuntamente sobre o papel e contributo da imprensa na promoção da democracia multipartidária em Moçambique, ameaças e perspectivas tendo em vista que a liberdade de imprensa, de expressão e o acesso à informação são pilares fundamentais para a democracia.

O encontro, resulta de uma iniciativa conjunta do Gabinfo, MISA Moçambique, Sindicato Nacional dos Jornalistas em parceria com o Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos e o Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), e enquadra-se no ciclo de debates de celebração dos 30 anos da democracia multipartidária no país, através da qual o Estado Moçambicano assumiu o compromisso de promover e garantir o exercício da liberdade de imprensa, de expressão e o direito à informação, entre outras garantias.

Entre os oradores da Mesa Redonda, vai contar com profissionais destacados na área de comunicação social em Moçambique como Ericino de Salema, Ferosa Zacarias, Fernando Lima, Jeremias Langa e Lázaro Mabunda, que, além de fazer análises sobre a situação actual do país, vão também partilhar experiências e apresentar propostas de reformas com vista a melhorar o exercício destas liberdades no país.

O ciclo de debates é organizado sob o lema “Celebrando a Constituição Multipartidária e Construindo uma Democracia Inclusiva”. Com estas actividades que vão decorrer até o final do mês de Novembro pretende-se celebrar os ganhos e desafios decorrentes da implementação dos 30 anos de Democracia Multipartidária em Moçambique, tirar lições, colher contribuições e subsídios para o seu fortalecimento. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram