Tribunal Administrativo considera que Conta Geral do Estado 2021 apresenta deficiências de controlo interno

Publicado: 09/11/2022, 21:55
Categoria:

O Tribunal Administrativo considera que a Conta Geral do Estado referente a 2021 apresenta deficiências de controlo interno das contas públicas, decorrentes da fraca auditoria nas instituições do Estado.

O Auditor das finanças públicas refere igualmente que há baixo nível do cumprimento, pelo Governo, das recomendações emitidas pela Assembleia da República sobre as receitas e execução das despesas do Estado.

No entanto, o primeiro-ministro Adriano Maleiane, falando esta terça-feira no Parlamento diz que o governo está a modernizar o sistema de controlo interno, bem como garantir uma formação permanente dos seus técnicos.

“Ao apostarmos na profissionalização dos recursos humanos, estamos a criar condições para que estes elevem as suas habilidades na utilização das funcionalidades dos vários módulos que compõem a plataforma informática da administração financeira do estado, abreviadamente designada E-SISTAFE. No âmbito destas acções, podemos destacar o reforço dos mecanismos de articulação e colaboração entre a inspecção-geral das finanças e as inspecções sectoriais para a massificação de auditorias preventivas, com maior cobertura na fiscalização da execução do Orçamento do estado “, afirmou.

A Conta Geral do Estado de 2021, indica que as despesas do estado atingiram mais de trezentos e sessenta mil milhões de meticais, representando cerca de 32.5 por cento do produto interno Bruto.

No que diz respeito as receitas arrecadas pelo estado, o documento refere que foi atingido um montante acima dos 265 mil milhões de meticais, o que corresponde a cerca de 23,9 por cento do Produto Interno Bruto. ( RM)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram