Volume de exportações em Moçambique regista crescimento de 80%, no primeiro semestre

Publicado: 09/09/2022, 8:10
Categoria:

O volume das exportações em Moçambique, registou um  crescimento exponencial de 80%, no primeiro semestre deste ano.

O aumento do volume de exportações é reflexo da diversificação e inclusão produtiva através da introdução das novas commodities. 

Do total de exportações efectuadas, 98 % foram realizadas ao nível da região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e 2% com o resto do mundo.

Energia, áreas pesadas, alumínio, carvão e produtos agrícolas são os produtos que se destacaram nestas exportações.

São dados avançados à Rádio Moçambique na cidade de Blantyre no Malawi, pelo director nacional do Comércio Externo, Claire Zimba.

Segundo Zimba, Moçambique está com uma agenda comprometida de internacionalização, que se encaixa na adição de valor, substituição de importações e promoção da mobilidade qualitativa de investimentos para a indústria, agricultura, turismo, recursos minerais e infra-estruturas dos corredores logísticos, áreas que o país possa fazer o diferencial.

O director nacional do comércio externo de Moçambique Claire Zimba, explica que apesar do crescimento do volume das exportações, o país ainda precisa de reduzir significativamente as importações, atendendo que o défice da balança comercial para o primeiro semestre deste ano, está acima dos cinquenta por cento.

Refira-se que Moçambique encaixou cinco mil milhões e quinhentos e oitenta e seis  dólares, resultantes das exportações do ano passado. (RM Blantyre)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram