Contrabando de produtos alimentares de Moçambique para Malawi e vice-versa

Publicado: 10/02/2021, 5:22
Categoria:

Há contrabando de produtos alimentares de Moçambique para o Malawi e vice-versa, através das províncias de Tete e Zambézia.

 

Diariamente, regista-se a entrada e saída de grandes quantidades de produtos diversos, de e para, sem observar o protocolo alfandegário.

A partir da fronteira aberta do distrito de Tsangano, província de Tete, os produtos são importados para Ntcheu e Balaka, dois distritos pertencentes ao Malawi além da capital Lilongwe.

Através do distrito de Milanje, na Zambézia, os produtos são colocados no mercado malawiano usando o distrito de Mulanje.

Os contrabandistas, recorrem a vias desconhecidas ao longo da extensa linha de fronteira aberta entre Moçambique e Malawi, para colocar no mercado moçambicano, arroz e bebidas alcoólicas e de lá trazem a farinha de trigo, óleo de cozinha, bebidas alcoólicas e refrigerantes.

A Rádio Moçambique soube que além desta situação, a batata reno de Tsangano, está a ser comercializada aos malawianos e estes por sua vez, processam-na com o selo Made In Malawi, incrementando o preço.

O movimento migratório ilegal dos comerciantes malawianos para Moçambique através de Tete e Zambézia, agudizou-se nos últimos seis meses depois de o governo de Lazarus Chakwera ter introduzido o imposto sobre valor acrescentado, com a taxa de 16.5% sobre o óleo da cozinha, agravando  os custos de aquisição local.

Motorizadas e viaturas de pequena tonelagem são os meios circulantes mais preferidos pelos contrabandistas.( RM Blantyre)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram