'Prime rate' moçambicana vai registar em Março a maior subida de sempre

Publicado: 26/02/2021, 8:06
Categoria:

A taxa de juro de referência de Moçambique vai subir em Março de 15,5% para 17,8%, uma subida de 2,3%, a maior desde que foi criada, em Junho de 2017, anunciaram hoje a associação de bancos e o banco central.

 

A 'prime rate' é sempre publicada no final de cada mês, para vigorar no mês seguinte.

O cálculo do valor a vigorar em Março reflecte a decisão de Janeiro do Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique de aumentar a taxa de juro de política monetária, taxa MIMO, em 300 pontos base, para 13,25%.

A taxa MIMO é uma das que faz parte da fórmula da taxa de juro de referência.

Em Janeiro, a decisão do CPMO foi suportada por uma "substancial revisão em alta das perspectivas de inflacção para o médio prazo" que reflectem "a contínua depreciação do metical, num ambiente de maior agravamento dos riscos e incertezas".

As incertezas incluem "as consequências negativas da propagação acelerada da covid-19 e a ocorrência de calamidades naturais, além da instabilidade militar" no centro e norte do país.

A criação da 'prime rate' com um valor inicial de 27,75% foi acordada entre o banco central e a Associação Moçambicana de Bancos (AMB) em Junho de 2017 para eliminar a proliferação de taxas de referência no custo do dinheiro.

O objetivo é que todas as operações de crédito sejam baseadas numa taxa única, "acrescida de uma margem (spread), que será adicionada ou subtraída à 'prime rate' mediante a análise de risco" de cada contrato, explicaram os promotores. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram